Drª Bianca Maria

Descontrole emocional – um novo anormal

Por: Bianca Maria 

 

Chegou a hora de reconhecer que todos enfrentam problemas e passam por situações conflituosas no decorrer da vida. Não existe pessoas perfeitas assim como somente imperfeitas. Existem SERES HUMANOS. E a psicologia é uma ciência que estuda a vida e o seu comportamento visando compreender os sentimentos, as emoções e as ações das pessoas de maneira imparcial, enquanto que muitos visam julgar e/ou elogiar; condenar e/ou venerar, amar e/ou odiar e por aí vai.

Vejo muitos questionamentos, tais quais: Sou normal? Sou feliz? Sou louco?
Quem nunca enfrentou uma situação estressante, inesperada que acabou desencadeando grandes alterações do humor?

As emoções estão presentes em praticamente todos os contextos de nossas vidas e nenhum ser humano está livre de enfrentar episódios que sejam considerados inadequados e incorretos trazendo prejuízos nos seus relacionamentos pessoais, profissionais, sociais e até mesmo na saúde física e mental. Elas estão associadas ao nosso estado físico que interpretado gera os sentimentos, desta forma somos capazes de fazer várias leituras através dos nossos órgãos dos sentidos atribuindo valor aos episódios vividos.

Claro que encontramos pessoas que não apresentam manifestações negativas e prejudiciais de comportamento, mas já se perguntaram se essa pessoa que demonstra equilíbrio emocional constantemente ou porque não dizer, um comportamento exemplar, enfrenta os mesmos problemas que os outros?

Portanto seria ideal para que compreendemos o outro partimos do princípio em admitir que nossas vidas não são iguais, as oportunidades não são as mesmas, os talentos, o passado, a formação, a educação, o status social, a carreira profissional e até mesmo o corpo físico entre outras inúmeras adversidades.

Geralmente pessoas que tem descontrole emocional acabam por negar tal comportamento, pois sabem que não é um adjetivo que favoreça aos pré-requisitos da sociedade hipócrita, que finge ser perfeita. Que recalca suas frustrações e decepções, omitindo ser de fato quem se é para ser aceito por quem na verdade não é.

Estamos na era de um novo anormal, onde as pessoas fingem para serem aceitas na ilusão ou na esperança de um dia atingir tal perfeição impossível. E com isso alguns assumem coisas que não são delas enquanto que outros se escondem atrás de seus falsos papéis sociais.

SOU OU NÃO SOU? EIS A QUESTÃO. (WILLIAM SHAKESPEARE)