Drª Bianca Maria

A busca da boa imagem e aprovação

Por: Bianca Maria 

 

Atualmente as cobranças com os cuidados pessoais e estéticos tem contribuído significativamente para os transtornos alimentares e disfórmicos corporais, principalmente em mulheres. 

 

Vivemos em uma sociedade que impõem inúmeros padrões de aceitação, entre eles: o da beleza, o vestuário, o corpo malhado e sarado e porque não dizer, o comportamento ideal com excelentes condições também de equilíbrio emocional. É uma nova ordem cultural. 

Os valores que mais tem dominado as pessoas é da BOA IMAGEM e as mulheres são cobradas para corresponderem com uma boa aparência controlando o excesso de peso, corrigindo as imperfeições físicas e driblando o envelhecimento. 

Essa nova era traz uma inversão de papéis, onde o velho tem que estar sempre novo, e o novo mais maduro e equilibrado emocionalmente. 

Os excessos são os mais preocupantes pois levam a instabilidade e as mulheres diante de comparações feitas através as redes sociais e de comunicação buscam o embelezamento de forma arriscada utilizando purgantes, laxantes ou diuréticos, cirurgias clandestinas, inserção de produtos não autorizados e seguros. 

 

As questões psicológicas estão relacionadas a esse cenário triste e preocupante. Geralmente os sentimentos que estão presentes nessas pessoas são de impotência e dificuldade no estabelecimento de autonomia e presença de transtornos do humor.

A psicoterapia é um caminho inteligente e geralmente eficaz em prol ao tratamento de pessoas que sofrem de algum tipo de transtorno emocional, de humor ou qualquer que seja, pois, o AUTOCONHECIMENTO é uma ferramenta poderosa que auxilia o sujeito a encontrar respostas das suas ações identificando suas emoções. 

Nossos estados emocionais são construídos de acordo com nossas experiências e assim podemos modificar o que o outro desperta em nós a partir do momento em que nossas interpretações são alteradas. 

Um grande problema atualmente é que repetimos leituras ultrapassadas baseadas nas experiências anteriores e nas cobranças sociais. Enquanto que deveríamos construir novos conceitos.

As atitudes são as formas mais precisas que denunciam o que de fato estamos sentindo, e o comportamento feminino nos últimos tempos tem caracterizado a reprodução de um comportamento externo devido a necessidade de corresponder as novas exigências. Porém nem sempre algumas conseguem atingir a perfeição desejada e pode chegar à depressão profunda, especialmente se não consegue superar dificuldades físicas, emocionais e sociais presentes no cotidiano de qualquer um.

FIQUEM EM ALERTA QUANDO ALGO DE FATO NÃO ESTIVER SATISFATÓRIO. A NEGAÇÃO NÃO É UMA ATITUDE INTELIGENTE.